Oasis Graf

A Indústria Gráfica – 011 6311-5248

Aplicação do veludo no impresso

Aplicação do veludo no impresso

Aplicação do veludo no impresso

Saiba como funciona essa técnica e quando pode ser utilizada

Acabamentos diferenciados podem dar um destaque a mais para um anúncio. Já pensou então em utilizar veludo na produção da sua próxima peça impressa? Pode ser uma boa saída para anúncios de roupas ou com fotos de animais.

De acordo com Vanice Cecília Zanoni, diretora da Croma Microencapsulados, esse processo de aplicação do veludo no impresso pode ser feito de duas maneiras:

Processo de flocagem utiliza aparelho eletrostático.Processo de flocagem utiliza aparelho eletrostático.

Flocagem: a aplicação é feita através da serigrafia. Em uma tela, que contém o desenho, é aplicada uma cola especial. Depois, um aparelho eletrostático despeja os floquinhos de veludo em cima dessa cola, todos na mesma posição. O material deve passar por um período de secagem que dura 72 horas. Com essa técnica, há a possibilidade de utilizar uma cartela mais variada de cores.

Acamurçado/pétala de rosa/pele de pêssego: esse processo, que atende por diferentes nomes, consiste na aplicação de uma tinta especial (conhecida como plastisol) através da serigrafia. Depois, o material é colocado em um forno a 300°C por cinco vezes. A reação do calor com a tinta é que faz surgirem os “pelinhos”. Nesse procedimento há uma limitação com relação às cores, pois essa técnica dá um tom transparente ou esbranquiçado.

Cuidados na hora de aplicação do veludo

Vanice explica que há alguns cuidados importantes a serem tomados na hora da aplicação do veludo. No caso da técnica de flocagem deve-se tomar o cuidado de aspirar todos os floquinhos que ficam de fora para que não haja resíduos e o material fique limpo.

em alto relevo pode ser aplicado em tecido, plásticos e couro também.em alto relevo pode ser aplicado em tecido, plásticos e couro também.

Já na técnica de acamurçado deve-se tomar cuidado com a temperatura do forno. “Tem que estar na temperatura correta para que a tinta reaja com o calor”, afirma a diretora da Croma Microencapsulados.

Outro cuidado a ser tomado é com relação ao processo de corte e vinco. “Deve-se evitar as linhas de corte nesses casos. Caso aconteça, é possível cortar, mas tem que tomar muito cuidado com o material. O indicado é fazer de forma manual, um a um, para não ter erro”, recomenda Vanice.

Muito além do papel

A aplicação do veludo pode ser realizada nos mais diversos materiais: plástico, tecido, isopor, gesso, madeira, metal, espuma, borracha, couro, vidro, entre outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on Maio 19, 2012 by in Livros e Revistas, Matérias e Anúncios.

Navegação

%d bloggers like this: