Oasis Graf

A Indústria Gráfica – 011 6311-5248

Branding: estabelecendo uma identidade de marca

Branding: estabelecendo uma identidade de marca

 Por Alejandro Mercado¹

 Foi-se o tempo em que trabalhar o branding era exclusividade de grandes empresas e seus milhões. Hoje em dia, pequenas empresas e mesmo autônomos tem utilizado os conceitos de branding como forma de distinguir-se no meio da multidão de concorrentes. Para quem trabalha na área, sabe que é preciso tempo e paciência para desenvolver uma marca, desde sua criação até sua implementação.

Marcas não são criadas da noite para o dia. Ela deve ser planejada, vista e revista. É um processo longo, mas que se feito de forma eficaz, vale a energia gasta. Uma marca é a imagem pública de uma empresa, produto ou indivíduo. Ela reflete sua reputação.

É uma promessa. Quando entregue de forma consistente, uma marca determina a percepção dos consumidores e suas expectativas. Uma marca de sucesso agrega personalidade, valores e incorpora o espírito do que representa.

O objetivo de qualquer estratégia de branding é desenvolver de maneira clara e atraente mensagens consistentes que serão facilmente transmitidas. Uma boa marca contém mensagens que podem falar com diversos públicos, incluindo os atuais clientes, potenciais clientes e clientes com visões equivocadas de sua marca. No entanto, isso precisa ser transmitido de uma maneira simples e direta.

 Criando um logo

Uma parte crucial do desenvolvimento de uma estratégia de branding é a criação de uma logomarca forte, mas é de fundamental importância lembrar que o logotipo não é a sua marca. Ele simboliza o visual da marca e pode desempenhar um grande papel no estabelecimento de uma ligação emocional com o produto. Integrar o logotipo em todos os elementos de comunicação empresarial, incluindo press release, informativos, publicidade, vídeos, boletins, site e meios de comunicação social em geral, é uma parte importante da construção da identidade. Consistência no design, na aparência e no tom são vitais na construção de credibilidade. A regra número um para o desenho da logomarca é que ela deve ser capaz de falar por si.

Logos eficazes não precisam ser explicados. Dê uma olhada em algumas das marcas mais bem sucedidas do mundo: o swoosh da Nike, os arcos dourados do McDonalds, os anéis das Olimpíadas, o pavão colorido da NBC. É quase impossível pensar em Yahoo e não ouvir o sotaque do país. Tanto o Google, com seus rabiscos sempre evoluindo para celebrar o dia especial, e o Twitter, com seu pássaro azul, tornaram-se tão bem sucedidos que o léxico americano, por exemplo, passou a incluir o termo “googling” e “twittar”, como verbetes. Marcas e identidades visuais fortes ajudam isto a acontecer.

 Planejando uma identidade de marca

 É fácil contratar um designer gráfico e um redator para ajudar na criação dos elementos do branding. Mas implica tempo, dinheiro e energia que será perdida se não houver um planejamento bem feito primeiramente. O primeiro passo para começar bem é fazer uma análise SWOT. Ao avaliar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças para uma empresa, é fundamental ser completamente honesto. Também é importante se atentar para não rejeitar rapidamente uma idéia considerada ridícula durante esta fase de brainstorming. Quando é possível reduzir uma lista de sugestões para as três melhores idéias, um grupo de pesquisas, de cinco a dez pessoas, deve ser reunido para que seja possível avaliar suas reações, percepções, concepções, as conotações, sentimentos e opiniões em geral. ¹

Alejandro é publicitário, designer, marketeiro, programador e web developer. Diretor de Arte e Analista de Mídias Sociais @AliahPercepcao. Administrador de conteúdo e colaborador do Comprimidos Publicitários. Texto enviado pelo próprio autor. Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/publicidade-e-propaganda/branding-estabelecendo-uma-identidade-de-marca/#ixzz1m5KTtv5e ou nos siga no Twitter: @pontomarketing Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Information

This entry was posted on Fevereiro 16, 2012 by in Gráfica Corporativa.

Navegação

%d bloggers like this: